Nota à Comunicação Social (05.12.2015)

Reuniu na Casa do Alentejo, em Lisboa, no passado dia 5 de dezembro de 2015, a Comissão Dinamizadora de AMAlentejo.

Na agenda um primeiro balanço à atividade  desenvolvida e às adesões já formalizadas junto da Comissão Promotora de AMAlentejo bem como a consideração de próximas iniciativas a desenvolver no sentido de prosseguir o alargamento e afirmação de AMAlentejo em toda a Região.

Foram ainda aprofundados alguns aspetos relativos ao Congresso AMAlentejo.

Antes de entrar na discussão da agenda dos trabalhos a Comissão Dinamizadora de AMAlentejo deliberou saudar calorosamente, pelo sucesso alcançado, todas as entidades envolvidas na apresentação da candidatura à inscrição do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente. Trata-se, sem dúvida, de mais um importante passo para reforçar no Mundo a imagem e a marca Alentejo.

No que concerne ao balanço das adesões a AMAlentejo a  Comissão Dinamizadora considera muito positivo poder contar com o apoio a AMAlentejo das  quatro Comunidades Intermunicipais do Alentejo, onde estão presentes os 47 Municípios do Alentejo, como aconteceu no passado dia 20 de novembro, e com a adesão já formalizada a AMAlentejo de 3 delas junto da Comissão Promotora.

Também a Adesão já formalizada, em tão curto espaço de tempo, junto da Comissão Promotora de AMAlentejo de Municípios (Câmaras e/ou Assembleias Municipais) que no seu conjunto representam mais de 40% dos 47 Municípios do Alentejo constitui um balanço muito positivo que merece ser evidenciado.

A Comissão Dinamizadora de AMAlentejo sublinha também, como muito positivo e muito relevante, o facto da generalidade das adesões verificadas terem sido votadas por unanimidade, condição que considera da maior importância para a afirmação e defesa dos três grandes objetivos que constituem os fundamentos de AMAlentejo.

AMAlentejo conta já, para além de Municipios, com a adesão formal de algumas Freguesias, Organizações Sindicais, como as Uniões dos Sindicatos de Beja e Portalegre e a UGT de Beja, instituições como a Casa do Alentejo, o Instituto Politécnico de Beja, o Diário do Alentejo e ainda com uma nova dezena de inscrições individuais.

A Comissão Dinamizadora de AMAlentejo a todos saúda e garante para muito breve a divulgação e atualização de todas as adesões através de AMAlentejo em linha.

Até à realização do Congresso AMAlentejo, que irá ter lugar no dia 2 de abril de 2016, em Tróia, a Comissão Dinamizadora de AMAlentejo, atendendo a diversas sugestões, para além de prosseguir a sua atividade no sentido de promover AMAlentejo e o seu Congresso, irá procurar, a partir de agora, em colaboração com as entidades e instituições aderentes, promover iniciativas de debate e reflexão associadas aos três grandes objetivos que constituem os alicerces de AMAlentejo e abertas a todas e todos os que nelas desejem participar.


Alentejo, 6 de dezembro de 2015

A Comissão Dinamizadora de AMAlentejo

Ficheiros Anexos

Nota a Comunicação Social
PDF | 12.95 KBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Noticias